WirePro Expo 2022. Contamos-lhe tudo

Como já debe ter conhecimento, na semana de 25 a 28 de outubro, realizou-se a WirePro Expo na Komax, Dierikon (Suíça). E como não podia deixar de ser, a Estanflux esteve presente. E, como muitos profissionais nos perguntaram sobre o evento, contar-vos-emos tudo em seguida.

Na Estanflux – e temos a certeza de que também muitos de vocês – estávamos ansiosos pela recente fusão das duas grandes marcas suíças por excelência em cablagem, como são a Komax e a Scheluniger.

Uma ação que despertou grande interesse, uma vez que entre ambas forneciam um amplo portfólio de soluções para o presente e futuro, no que se refere às exigências que o mercado de cablagem tem atualmente; seja em setores como o automobilístico, aeroespacial, indústria em geral e, em particular, montadores de quadros elétricos.

Sobre o evento no geral, podemos dizer sinceramente, que o resultado foi espetacular. A começar pelo local escolhido: um edifício junto às instalações da Komax, que o adquiriu recentemente para expandir a sua já extensa área de produção. Isso permitiu ter mais de 2.300 m2 de espaço expositivo, além de uma área nostálgica com o museu, onde se podia absorver a história das máquinas de cablagem desde o início da Komax em 1975, até uma área de restaurante com diferentes possibilidades, que permitia ter um momento relaxante para conversar e desfrutar da companhia dos nossos clientes.  

Ficou claro que o grupo gerado pela união entre a Komax e a Schleuniger é muito grande, e oferece agora alguns produtos que estão na mesma faixa de trabalho e prestação. No entanto foi-nos evidentemente mostrado apenas o que agrega e soma, ignorando o que não o faz. Tudo isso nos deu uma ideia clara de quais produtos oferecer para dar melhores soluções aos clientes da Estanflux.

Sobre a Komax 

Destacaram soluções para AT (alta tensão) tão em voga com o veículo elétrico. Principalmente pelas mãos de empresas do grupo SLE e máquinas de corte de grandes seções como a Artos CS370s, capaz de cortar até 300 mm2 de seção e que apresentava a novidade da cabeça rotativa, que permite um descascamento com precisão e qualidade.

As novas versões das máquinas de inserção da família Omega, ampliando as possibilidades, além das já existentes, cujo mercado é principalmente a indústria automotiva.

Também não podemos esquecer os equipamentos apresentados por outra empresa do grupo, a Laselec, com as suas soluções de marcação e descascamento a laser, muito requisitadas no setor aeroespacial. Mas que mostrou uma máquina ULTIMA, muito interessante para trabalhar com cabos longos, nos quais é necessário aplicar tubos marcados identificativos nas extremidades, como exigem setores como o ferroviário.

Em relação às soluções Crimp to Crimp, a Komax demonstrou que está sempre um passo à frente e mostrou a máquina que vai mudar a forma de trabalhar nas fábricas, onde há muitas trocas de trabalho num mesmo dia, a nova Alpha 650.

Mas se a nível industrial a Komax se destaca e não tem rival, é sem dúvida pelas soluções para o setor da montagem de cablagens e quadros elétricos. A família Zeta tem mais um membro, o Zeta 620. Tal como as suas irmãs mais velhas, demonstra uma versatilidade que lhe permite ser competitiva desde os mais pequenos trabalhos, e que para empresas que só trabalham com ponteiras, é a solução que cumpre ambos os requisitos e o preço.

Mas não é só o material que está no cérebro da Komax. Pudemos contactar com os especialistas da Komax para as novas soluções digitais, que a Komax está a desenvolver e a aperfeiçoar há algum tempo, para poder fornecer uma solução completa para todos os tipos de clientes, dando um plus na produtividade, para tirar o máximo proveito das suas incríveis máquinas.

Sobre Schleuniger 

Apresentou toda a sua gama de máquinas para corte e descascamento, muito apreciadas no mercado pela sua versatilidade e qualidade, com as últimas opções tanto para cabos de grandes dimensões como para cabos micro coaxiais. Este último com alta demanda em elementos multimídia automotivos. Oferecendo uma solução complementar para maior produtividade com o Coax Center 6000, uma maquina crimp to crimp que permite trabalhar com precisão os micro cabos coaxiais, para um processo completo de corte, descascamento e crimpagem. 

Como cereja no topo do bolo, a Komax convidou os seus principais parceiros, com os quais se completaram as possibilidades expostas dentro do setor da cablagem, sem ficar nada a dever à melhor feira vista até então, na Productronica

Mas os participantes não só pudemos desfrutar das últimas novidades em máquinas, como também tivemos a oportunidade de participar em miniconferências temáticas sobre diversos temas, os mais relevantes do setor. 

E sem esquecer o incrível tour para conhecer o novo edifício, premiado pelo seu design com o seu conceito de produção vertical, em que se tem em conta a redução da pegada de CO2 e o cuidado com o meio ambiente.

Sem dúvida, este evento foi uma experiência incrível, em que todos os participantes saímos com um elevado grau de satisfação, tanto a nível profissional como pessoal… e com vontade de o repetir. Por isso vemo-nos com toda a certeza no próximo WirePro! 

Scroll to top